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InícioCursos PresenciaisBelo HorizonteTerapia do Esquema na Prática Clínica: Estratégias para Avaliação e Intervenção

Terapia do Esquema na Prática Clínica: Estratégias para Avaliação e Intervenção

CURSO PRESENCIAL - BELO HORIZONTE

 

 

 

A Terapia do Esquema (TE) é uma expansão da Terapia Cognitivo Comportamental. Jeffrey Young, em 1990, observou na prática clínica que pacientes com transtorno de personalidade relatavam entender suas questões sob o ponto de vista racional, mas que esse entendimento não os afetava emocionalmente, e dessa forma não gerava mudança ou melhora do quadro clínico. Sua nova abordagem é uma integração pioneira de técnicas cognitivas e comportamentais comprovadas com outras teorias amplamente praticadas como a Teoria do Apego e a Terapia Focada nas Emoções. O modelo teórico da TE dá mais ênfase ao relacionamento terapêutico, à experiência afetiva e às experiências precoces na formação de crenças. A TE trouxe grandes contribuições para o entendimento da origem e desenvolvimento da personalidade, e por isso, tem sido, também, muito utilizada para o tratamento de pacientes com quadros de depressão e ansiedade, apresentando resultados eficazes, uma vez que são transtornos tão presentes e recorrentes na clínica atualmente. 


1.    Conceitos fundamentais
1.1    Esquemas, EIDs (esquemas iniciais desadaptativos)

1.2     Domínios Esquemáticos (tarefas evolutivas), origens dos EIDs e desenvolvimento da personalidade
1.2.1    Temperamento emocional
1.2.2    Necessidades  emocionais básicas
1.2.3    Experiências infantis e famílias de origem

1.3     Processos esquemáticos
1.3.1    Resignação
1.3.2    Evitação
1.3.3    Hipercompensação
 
1.4    Modos esquemáticos
1.4.1    Modos criança
1.4.2    Modos pais desadaptativos internalizados
1.4.3    Modos de enfrentamento desadaptativos
1.4.4    Modo adulto saudável

2.    Neurobiologia das emoções, estresse precoce e desenvolvimento de esquemas

3.    Teoria do Apego
3.1 Apego Seguro
3.2 Apego Inseguro
3.2 Apego Evitativo
3.3 Apego Desorganizado

4.    Relação Terapêutica

4.1 Reparação Parental Limitada
4.2 Confrontação Empática

5.    Fase de Avaliação/ Identificação dos EIDs e conceituação de caso (estratégias cognitivas e vivenciais)
5.1 Entrevista inicial

5.2 Psicoeducação

5.3 Estratégias cognitivas
5.3.1 Análise situacional e automonitoramento
5.3.2 História de vida
5.3.3 Inventários de esquemas

5.4 Estratégias vivenciais
5.4.1 Imagem mental: Lugar Seguro
5.4.2 Imagem mental: Passado – Presente

5.5 Relação terapêutica

5.6 Conceituação de caso

6.    Fase de Intervenção/ Mudança (estratégias cognitivas, vivenciais e comportamentais)
6.1 Estratégias cognitivas
    6.1.1 Teste da validade do esquema
    6.1.2 Evidências que sustentam o esquema
    6.1.3 Vantagens e desvantagens dos estilos de enfrentamento
6.1.4 Diário de esquema

6.2 Estratégias vivenciais
6.2.1 Imagens mentais
    6.2.1.1 Diálogos
    6.2.1.2 Reparação parental
    6.2.1.3 Memórias traumáticas
    6.2.1.4 Rompimento de padrões

6.2.2 Cadeira transformacional

6.3.3 Carta aos pais

6.3 Estratégias comportamentais  
6.3.1 Cartões lembrete/ de enfrentamento
6.3.2 Treinamento de relaxamento
6.3.3 Treinamento de assertividade
6.3.4 Regulação emocional
6.3.5 Exposição gradual
6.3.6 Rompendo padrões (definir comportamento problema, vantagens e desvantagens, role play, cartão lembrete, tarefa de casa)

7.    Conceitualização de caso

 

Instrutores:

Carolina Cota Almeida
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG) e Terapeuta do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva). Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional, ministrado pelo professor Scott Kellogg (Wainer Psicologia Cognitiva). Capacitação em Transtornos Alimentares e Treinamento de Habilidades Sociais promovidos pelo IPq-HCFMUSP. Cursos de extensão em Dependência Química – Terapia Cognitivo Comportamental e TCC para Transtornos Alimentares e Obesidade promovidos pela Wainer Psicologia Cognitiva. Especialista em Gestão de Pessoas (FDC). Graduada em Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de psicoterapia individual para adultos e grupos com a TCC e TE para pacientes com transtornos alimentares, dependência química, dependência tecnológica, transtornos de ansiedade, depressão, esporte e pessoas que tem o objetivo de emagrecimento e autoconhecimento.


Nelma Eloisa de Santa Helena Moura
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG); Formação em Terapia do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de Proficiência em Supervisão Clínica em TCC ( InTCC); Certificação em Terapia Focada nas Emoções – Nível I (TFE Brasil); Capacitação em Transtornos Alimentares (IPq-HCFMUSP). Graduação em Filosofia e Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, Supervisão Clínica, Coordenação de Grupos de Estudos e Grupos Terapêuticos. Trabalho desenvolvido em TCC Tradicional e Terapia do Esquema com foco em estratégias funcionais para Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Emagrecimento e Vida Qualificada.


 

Ao final do curso o profissional terá desenvolvido uma postura terapêutica mais empática e autêntica com o seu paciente. O terapeuta irá adquirir habilidades para conseguir uma maior conexão com o seu paciente e consequentemente aprenderá a valer-se da relação terapêutica como instrumento de mudança.

Todos os cursos presenciais de capacitação profissional ministrados pelo Ciclo CEAP necessitam de quórum mínimo de alunos para a sua realização. Enviaremos o e-mail de confirmação uma semana antes do início do curso. Caso precise desta confirmação com mais antecedência entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Em caso de cancelamento pelo Ciclo CEAP o valor pago pelo curso será integralmente devolvido ao aluno.

 

CURSO PRESENCIAL - BELO HORIZONTE

A Terapia do Esquema (TE) é uma expansão da Terapia Cognitivo Comportamental. Jeffrey Young, em 1990, observou na prática clínica que pacientes com transtorno de personalidade relatavam entender suas questões sob o ponto de vista racional, mas que esse entendimento não os afetava emocionalmente, e dessa forma não gerava mudança ou melhora do quadro clínico. Sua nova abordagem é uma integração pioneira de técnicas cognitivas e comportamentais comprovadas com outras teorias amplamente praticadas como a Teoria do Apego e a Terapia Focada nas Emoções. O modelo teórico da TE dá mais ênfase ao relacionamento terapêutico, à experiência afetiva e às experiências precoces na formação de crenças. A TE trouxe grandes contribuições para o entendimento da origem e desenvolvimento da personalidade, e por isso, tem sido, também, muito utilizada para o tratamento de pacientes com quadros de depressão e ansiedade, apresentando resultados eficazes, uma vez que são transtornos tão presentes e recorrentes na clínica atualmente. 


1.    Conceitos fundamentais
1.1    Esquemas, EIDs (esquemas iniciais desadaptativos)

1.2     Domínios Esquemáticos (tarefas evolutivas), origens dos EIDs e desenvolvimento da personalidade
1.2.1    Temperamento emocional
1.2.2    Necessidades  emocionais básicas
1.2.3    Experiências infantis e famílias de origem

1.3     Processos esquemáticos
1.3.1    Resignação
1.3.2    Evitação
1.3.3    Hipercompensação
 
1.4    Modos esquemáticos
1.4.1    Modos criança
1.4.2    Modos pais desadaptativos internalizados
1.4.3    Modos de enfrentamento desadaptativos
1.4.4    Modo adulto saudável

2.    Neurobiologia das emoções, estresse precoce e desenvolvimento de esquemas

3.    Teoria do Apego
3.1 Apego Seguro
3.2 Apego Inseguro
3.2 Apego Evitativo
3.3 Apego Desorganizado

4.    Relação Terapêutica

4.1 Reparação Parental Limitada
4.2 Confrontação Empática

5.    Fase de Avaliação/ Identificação dos EIDs e conceituação de caso (estratégias cognitivas e vivenciais)
5.1 Entrevista inicial

5.2 Psicoeducação

5.3 Estratégias cognitivas
5.3.1 Análise situacional e automonitoramento
5.3.2 História de vida
5.3.3 Inventários de esquemas

5.4 Estratégias vivenciais
5.4.1 Imagem mental: Lugar Seguro
5.4.2 Imagem mental: Passado – Presente

5.5 Relação terapêutica

5.6 Conceituação de caso

6.    Fase de Intervenção/ Mudança (estratégias cognitivas, vivenciais e comportamentais)
6.1 Estratégias cognitivas
    6.1.1 Teste da validade do esquema
    6.1.2 Evidências que sustentam o esquema
    6.1.3 Vantagens e desvantagens dos estilos de enfrentamento
6.1.4 Diário de esquema

6.2 Estratégias vivenciais
6.2.1 Imagens mentais
    6.2.1.1 Diálogos
    6.2.1.2 Reparação parental
    6.2.1.3 Memórias traumáticas
    6.2.1.4 Rompimento de padrões

6.2.2 Cadeira transformacional

6.3.3 Carta aos pais

6.3 Estratégias comportamentais  
6.3.1 Cartões lembrete/ de enfrentamento
6.3.2 Treinamento de relaxamento
6.3.3 Treinamento de assertividade
6.3.4 Regulação emocional
6.3.5 Exposição gradual
6.3.6 Rompendo padrões (definir comportamento problema, vantagens e desvantagens, role play, cartão lembrete, tarefa de casa)

7.    Conceitualização de caso

 

Instrutores:

Carolina Cota Almeida
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG) e Terapeuta do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva). Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional, ministrado pelo professor Scott Kellogg (Wainer Psicologia Cognitiva). Capacitação em Transtornos Alimentares e Treinamento de Habilidades Sociais promovidos pelo IPq-HCFMUSP. Cursos de extensão em Dependência Química – Terapia Cognitivo Comportamental e TCC para Transtornos Alimentares e Obesidade promovidos pela Wainer Psicologia Cognitiva. Especialista em Gestão de Pessoas (FDC). Graduada em Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de psicoterapia individual para adultos e grupos com a TCC e TE para pacientes com transtornos alimentares, dependência química, dependência tecnológica, transtornos de ansiedade, depressão, esporte e pessoas que tem o objetivo de emagrecimento e autoconhecimento.


Nelma Eloisa de Santa Helena Moura
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG); Formação em Terapia do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de Proficiência em Supervisão Clínica em TCC ( InTCC); Certificação em Terapia Focada nas Emoções – Nível I (TFE Brasil); Capacitação em Transtornos Alimentares (IPq-HCFMUSP). Graduação em Filosofia e Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, Supervisão Clínica, Coordenação de Grupos de Estudos e Grupos Terapêuticos. Trabalho desenvolvido em TCC Tradicional e Terapia do Esquema com foco em estratégias funcionais para Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Emagrecimento e Vida Qualificada.


 

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SOBRE PREÇOS

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ATÉ   11/02/2020
Em até     10 x R$ 149,00
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Em até     10 x R$ 169,00
Total     R$ 1.690,00
Últimos dias p/ inscrição
APÓS   26/02/2020
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FORMAS DE PAGAMENTO

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Matricule-se até 11/02
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Informações do Curso

 

Data do Curso:
11/03/2020 a 14/03/2020 08:00 às 18:00

Presencial
40 horas/aula
Com Certificado
Psicólogos e estudantes de Psicologia
Belo Horizonte
Sede Ciclo CEAP - Av. do Contorno, 4852, 9° andar, Funcionários | Belo Horizonte (MG) - Cep.:30.110-032
Desconto de R$400 até o dia 11/02/2020
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Formas de Pagamento

Data do Curso:
11/03/2020 a 14/03/2020 08:00 às 18:00

Presencial
40 horas/aula
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